top of page

HISTÓRIA DA CIA

A Cia. Aurora é fundada pelos artistas Matheus Luis e Fábio Gianfratti, iniciando a pesquisa do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud,  tendo apoio do Diretor Otávio Delaneza e Texto de Denis Espanhol. Com isso, teve a sua estreia com o espetáculo “Ul-Trajes” em Americana no Fábrica das Artes (em 2015). E segue até hoje mergulhando em coisas novas para apresentar para o público sempre uma nova emoção!

Integrantes: Event
Equipe

INTEGRANTES

Integrantes: Performances
1.jpg

MATHEUS LUIS

Estudante de Arte Dramática pelo Conservatório Carlos Gomes e Bacharelando em Dança na Universidade Metrocamp Wyden. Iniciou os estudos como ator através das oficinas oferecida pela Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Santa Bárbara d’Oeste em 2012.  Participando da oficina “Vivência teatral”, com Marcio Del’ Passos na Estação Cultural Romi/SBO, além de estudar e pesquisar teatro juntamente com a Atriz e Produtora Lays Ramires. Os estudos permeiam entre “Ballet Cubano”, “Preparação vocal e consciência corporal”, “Dramaturgia Corporal”, “Iniciação de Máscaras”, “Curso Intensivo de Atores”, “Produção Cultural e Gestão de Projetos Criativos”, “Canto para Atores”, “Teatro nô”, entre outros cursos sob a Orientação de Almir Pugina, Otávio Delaneza, Eduardo Tessari Coutinho, Tiche Vianna, Jussara Miller, Grupo Os Geraldos, Karyne Vasconcelos, Ângela Nagai, Arthur Raimundo, Dirceu de Carvalho, entre outros. Integrante do Grupo Di Atus desde 2012, onde realizou o espetáculo “O Broto” no qual foi premiado em vários festivais, sendo vencedor do Mapa cultural Paulista (2013), além de Circulação pelo ProAC Editais (2016) e realizando a parte administrativa da Mostra Cena Bárbara desde 2016. É também Ator convidado pela Cia. Arte-Móvel para integrar no elenco do espetáculo “N” pela direção de Otávio Delaneza, onde foi contemplado pelo Edital Sesi Viagem Teatral (2017) e Circulação pelo ProAC Editais (2017); Educador Teatral para adolescentes na cidade de Sumaré, onde foi premiado no no Festival Nacional de Teatro Amador Rosacruz pela Direção do  espetáculo “O Fio Azul”, também vencedor como melhor Diretor e iluminador no projeto "Recitar: A palavra em verso vivo" em Santa bárbara d'Oeste em 2018.E desde então, realiza sua pesquisa do corpo expressivo através da oficina Dança-Teatro em parceria com a Secretária de Cultura e Turismo da cidade de Americana.  Fundador da Companhia aurora de Teatro, onde foi selecionado para participar do  "Projeto Direções" pelo Programa de Qualificações em artes e dirigiu o espetáculo "EndSystem", inspirado no expressionismo alemão.

26166354_10215019236100712_4099524257302

FÁBIO GIANFRATTI

Fundador da Cia. Aurora de Teatro. Fábio Gianfratti é estudante de Artes Dramáticas pelo Conservatório Carlos Gomes – Campinas /SP. Participou de cursos como: Oficina de Rasaboxes com Juliana Caligaris (2017); Curso Intensivo Formação de Atores – Os Geraldos (2016/2017); Oficina “A Análise dos Movimentos” com Felipe Trevilin - Cia Te-Ato (2015); Teatro de Animação: O Movimento do Inerte com Rafael Curci (2012); Curso de Clown “Por trás da máscara vermelha” com Luis Godoy (2013) e Workshop “Teatro de Animação – Técnica Teatro de Papel” com Denise Valarini (2011). Nos palcos, já teve diferentes experiências: atuou no espetáculo Via Crucis Santa Bárbara D’Oeste por três anos (2017, 2016 e 2015); fez Teatro Empresarial – SIPAT – Cia com Arte (2017); bem como Teatro Escola com os Espetáculos “As três Porquinhas e o Lobo Túlio” (2017) e “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Fujão” (2016/2017/2018) na Empresa Entretenimento Cultura. Já participou do Projeto de Qualificação em Artes – Projeto Ademar Guerra durante três anos (2014 – como ator no espetáculo “Contos ao Longe” e 2016/2017 como diretor e assistente de direção no espetáculo “O Primeiro Vôo de Ícaro”, ambos com o grupo Manada de Teatro, ao qual faz parte). Participou em 2017 do concurso Recitar em Santa Bárbara D´Oeste representando o Grupo Travessia. Também esteve em cena com espetáculos independentes: “Ul-trajes” (Cia Aurora de Teatro – 2015) e “Pluma e a Tempestade” (GTT – 2011), e por fim, esteve presente em espetáculos resultantes de estudos e pesquisas, como: “Sobre eles e nós” (2017) – Sumaré, “Prelúdio” (2015) – São Paulo, “Contos de Farsas” (2014), “Refugo” (2011), “Fatos Veríssimos” (2010) e “Tchau” (2009).

Wemer

WEMER SANTANA

Estudante de Arte Dramática pelo Conservatório Carlos Gomes. Iniciou sua formação teatral na Oficina de Teatro de Santa Bárbara d’Oeste, participando da montagem da peça "Bailei na Curva" de Júlio Conte, direção de Benê Silva, após fez parte do elenco do "Auto da Camisinha" teatro de rua dirigido por Almir Pugina, que recentemente também o dirigiu em "O Despertar da Primavera" de Frank Wedekind. Participou da Cia Cultural SABAC onde atuou na peça "A Aurora da Minha Vida", de Naum Alves de Souza, "Os Saltimbancos" de Chico Buarque e "Romeu e Julieta", de Shakespeare, direção de Evê Silva e também em "Ponto de Partida " de Gianfransesco Guarnieri, direção coletiva e supervisão de Kelvis Germano. Fez parte da Oficina de Atores da Unimep/SBO, concluindo com a peça "Giselle", autoria e direção de Carlos Gerônimo. Atuou por 2 anos no espetáculo aberto "Via Crucis" de SBO. Foi aluno da Juliana Calligaris na Oficina Rasaboxes em SBO. Atualmente é ator do Grupo de Teatro Travessia, onde encenou em "Liberdade Vigiada" e fez operação de luz em "A Cegonha Boa de Bico" e participou da sonoplastia ao vivo de "Lampião e Maria Bonita no Reino Divino” de AnnaMaria Dias, os espetáculos tiveram direção de Kelvis Germano.

WhatsApp Image 2019-03-05 at 20.05.50.jp

SÉRGIO MARTINS

Sérgio Martins faz teatro desde 1978 quando participou do espetáculo infantil “Papai Noel no Século XX”. De lá para cá vem se aprimorando nas técnicas teatrais e se envolvendo cada vez mais com essa atividade.Participou da formação e coordenou por vários anos o Grupo Teatral de Base, responsável por desenvolver atividades nas periferias de São Paulo e nas comunidades de base utilizando-se do teatro como meio de educação e conscientização social. Cursou durante três anos a Escola de Artes Dramáticas Emílio Fontana, onde adquiriu amplos conhecimentos em interpretação, expressão corporal, dicção e projeção vocal. Participou de diversas atividades na televisão, adquirindo conhecimentos na arte de interpretar em frente às câmeras, bem como estabelecendo excelentes contatos com o meio televisivo. Cooperou por muito tempo em trabalhos voltados para os bastidores do teatro, adquirindo noções de iluminação, sonoplastia, cenografia e figurinos. Por dois anos foi o diretor cultural da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, onde dirigiu peças teatrais, excursionando pelo Brasil com seus trabalhos. Bacharel em História e Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), dedicou-se ao estudo da história da arte, em especial ao teatro, tornando-se assíduo leitor da história do teatro, possuindo grande conhecimento no assunto. Promoveu diversos cursos de formação de teatro a grupos amadores interessados em noções teatrais cujo intuito era o de formar novos grupos. Criou e dirigiu o primeiro grupo teatral pertencente a uma empresa na região de Piracicaba. Trata-se do Grupo Teatral Depois da Hora da empresa Caterpillar Brasil Ltda, que durante dois anos encenou seus trabalhos por toda a região, a convite de empresas conceituadas como Caninha da Roça, Mausa e Coopersucar. Participou das oficinas de teatro promovidas pela prefeitura de Americana, adquirindo novos conhecimentos e técnicas teatrais. Pertenceu por 9 anos à Companhia Cultural SABAC, da qual foi o Presidente e onde acumulou as funções de diretor, autor e ator. Atualmente pertence ao elenco da Companhia Aurora de Teatro.Como Ator trabalhou “Navalha na Carne” – Escola de Artes Dramáticas Emílio Fontana“Construção” – Escola de Artes Dramáticas Emílio Fontana“O Cimento” – Escola de Artes Dramáticas Emílio Fontana“Hair” – primeira versão – Escola de Artes Dramáticas Emílio Fontana“A Alma Boa de Setsuan” – Escola de Artes Dramáticas Emílio Fontana“Ponto de Partida” – Grupo Teatral Contando Conto“Salto Alto”. Entre outros trabalhos como Diretor e Autor.

47577863_1982256938531135_28092803195286

KAROLINE LEÃO

Estudante de Arte Dramática pelo Conservatório Carlos Gomes. Iniciou os estudos como atriz através de oficinas oferecidas pelo Colégio Salesiano Dom Bosco, em 2012. Ao fim deste curso, apresentou a peça “Sonho de uma noite de Verão” de William Shakespeare com direção de Marcelo Ferraz, ator americanense. Em 2015 realizou o curso livre para adolescentes e adultos, na instituição Fábrica das Artes, em Americana, com o professor e diretor Otávio Delaneza.  Participou do grupo de teatro “Delphis”, no qual teve experimento de montagem da peça “A alma boa de Setsuan” com o ator e diretor Denis Espanhol. WORKSHOP “Improvisação e treino do Movimento com “M” Maiúsculo”, introdução ao método Viewpoints Anne Bogard e ao método Jacques Lecoq, ministrado por Gabriela Chiarelli, formada pela Universidade de Lisboa em Estudos Artísticos variante de Artes e Culturas Comparadas. 
Os estudos estão entre “Dança para Atores”, “Expressão Corporal”, “Canto para Atores”, “Interpretação, Improvisação e Montagem”, “Técnicas Circenses – Mímica” e mais, sob a orientação de Fabiana Vitusso, Alice Possani, Arthur Raymundo, Rita de Cássia Oliveira, Dirceu de Carvalho, entre outros. 
Atriz convidada pela CIA Aurora de Teatro, para técnica de som do último espetáculo em julho de 2018 e desde então integrante da companhia. Participa também do coletivo de arte e política Ocuparte – criado em 2017.

bottom of page